Artigos

Dicas para o viajante

Receita Federal
O viajante procedente do exterior, que ingressar no país por via aérea, esta isento de impostos relativos a:
Roupas e objetos de uso pessoal em quantidade compatíveis com duração e finalidade de sua viagem ; 
Livros e periódicos. Quaisquer objetos, até o limite total de US 500,00. Bens à declarar: Todo viajante deve apresentar à Receita Federal sua Declaração de Bagagem Acompanhada (DBA).Quando a cota do exterior for ultrapassada, o tributo sobre o valor excedente será calculado incidindo a alíquota única de 50%.

 

Passaporte


Vacinas

 

Brasileiros no Exterior

 

Autorização de Viagem de Menor

 

Autorização de Viagem de Menor (França)

 

Portal Consular



Visto Americano:    Passo a Passo para Solicitação do Visto Americano:  

 

1.    Preencha no site https://ceac.state.gov/genniv/ o formulário  DS-160

2.    Pague a taxa de solicitação do visto de US 160,00. Efetue o pagamento com cartão de crédito pelo site do agendamento ou por telefone, em dinheiro em qualquer agência do Citibank, ou por boleto pago em toda rede bancária.

3.    Agende a visita no CASV pelo site http://usvisa-info.com/pt-BR ou pelo Call Center. Agende também a entrevista no Consulado/Embaixada se necessário. 

4.    Compareça no CASV – Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto para coleta de impressões digitais e foto, levando o passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160. Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão isentos da coleta de impressões digitais, os mesmos ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160.

5.    Compareça a entrevista, se for solicitado no Consulado. Apresentar o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

6.    Se o visto for concedido, será possível receber em casa.

 

Para passageiros que possuirem passaportes estrangeiros deverão entrar no site https://esta.cbp.dhs.gov/  e se cadastrar conforme as instruções nele contidas (em inglês), ao final do cadastro poderá estar autorizado ou não a embarcar rumo aos EUA.

 

Documentos para Embarque:

Viagens Nacionais
 

É obrigatório no ato do embarque, a apresentação pelo passageiro de DOCUMENTO ORIGINAL DE IDENTIDADE (RG).
Cédula de Identidade, em boas condições e com menos de 10 anos de emissão; E
 para o Chile com menos de 5 anos de emissão;
Certidão de nascimento só é aceito para criança até 9 anos de idade em vôo domestico, para Cruzeiro Marítimo não serve;
Viajando desacompanhado é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório.

Viagem Internacional 

Documento exigidos no ato do check-in para embarque (Aeroporto ou Porto)
· Maiores de 18 anos:
Passaporte com validade mínima de 6 (seis) meses ou conforme exigência do país visitado;
Viagens Mercosul e Cruzeiros, Passaporte ou RG original em bom estado e com emissão a menos de 10 anos, exceto Chile em que a emissão precisa ser anterior a 5 anos;
· Menores de 18 anos:
Viagem internacional inclusive Mercosul e Cruzeiros, precisa do Passaporte ou RG (certidão nascimento não é aceito).
Viajando desacompanhado é necessária autorização dos pais por escrito e com firma reconhecida em cartório.
Visto Consular quando exigido;
· Estrangeiros:
Residente ou não no Brasil deverá portar a documentação Passaporte, RNE original e visto necessário inclusive no Mercosul

Vacinas obrigatórias para cada destino da viagem

 

Atenção: 

Uma norma que passou a valer em julho de 2013 está pegando de surpresa brasileiros com viagens marcadas para a Europa. O acordo tem como base o tratado de Schengen, que regulariza a circulação de turistas em países europeus. A  regra impede de sair do Brasil os passageiros que não tiverem passaporte com validade mínima de três meses depois do retorno previsto para o Brasil.

 

INFRAERO - Guia do Viajante e Consulta de Voos 

 

Uma ótima Dica para quem não quer ficar desconectado e manter contato com o Brasil é o CHIP America Net Mobile possui dois números diferentes, um fixo brasileiro e um móvel norte-americano. O número brasileiro permite que você faça e receba chamadas de todo o Brasil sem cobrança de roaming internacional, o de celular americano que, conectado ao número brasileiro, possibilita que chamadas dos EUA ao Brasil tenham o custo de uma ligação local.  Adquira seu número aqui

   

Dicas para o Viajante Meletti Viagens e Turismo:    Telefone: (21) 2456-3848 / Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.